Tipos de cirurgia

Há algumas modalidades de cirurgia para retirada de pedra nos rins. O procedimento a ser utilizado depende do número, dimensão e localização do cálculo no interior do rim. As cirurgias mais adotadas são as seguintes:

Cirurgia endoscópica à laser

A ureterorrenolitotripsia consiste na cirurgia endoscópica para eliminar a pedra nos rins. Ela é feita para retirar pedras menores por meio da introdução de um pequeno tubo que passa pela uretra e vai até o rim do paciente. Ao localizar a pedra através de uma microcâmera, um laser é empregado para despedaçar o cálculo renal em pequenas partes que podem ser removidas ou eliminadas na urina. Na operação, é aplicada uma anestesia geral ou raqui, o que faz o paciente ficar internado durante um dia. Por ser um procedimento menos invasivo, é possível retornar às atividades habituais em menos de uma semana após a cirurgia.

Cirurgia percutânea à laser

A nefrolitotripsia percutânea é a cirurgia ideal para cálculos renais maiores, geralmente acima de 20mm. Na operação, é feito um pequeno corte na região lombar para inserir um aparelho chamado nefroscópio até o interior do rim. Esse aparelho possui uma microcâmera que permite ao médico encontrar as pedras e fragmentá-las com a utilização de laser. Esses pequenos pedaços são removidos com pinças especiais. A cirurgia é realizada com anestesia geral. Devido ao pequeno corte e o uso de sondas, o paciente retorna para casa dois ou três dias após o procedimento. Em casa, o repouso deve durar uma semana aproximadamente, sem nenhum tipo de esforço físico (corrida, levantamento de objetos pesados, entre outras).

Cirurgia aberta

Cada vez menos utilizada hoje em dia, a cirurgia convencional ou aberta consiste na abertura do rim para remoção dos cálculos. É a mais invasiva e pode trazer sequelas, sendo reservada para os casos mais graves, em que os outros procedimentos não podem ser aplicados.

Cirurgia laparoscópica

A cirurgia laparoscópica é realizada através de pequenos orifícios no abdome e pode ser empregada em casos específicos com sucesso – para cálculos localizados em uma região chamada pelve renal. Feita com anestesia geral e internação de aproximadamente 3 dias.